Anvisa recomenda o isolamento de pacientes doentes com a bactéria KPC

Anvisa recomenda o isolamento de pacientes doentes com a bactéria KPC

A recomendação da Anvisa é de que os hospitais devem isolar os pacientes que apresentem sintomas ou que esteja contaminados com a superbactéria KPC.

Segundo matéria publicada no site Último Segundo, o documento ressalta a importância de se evitar qualquer medida que produza a discriminação do paciente, mas orienta o hospital a avaliar a necessidade de reservar tanto material quanto profissionais para tratar exclusivamente de pessoas eventualmente infectadas.

O documento foi preparado num momento em que o País convive com aumento do número de casos provocados pela KPC. A superbactéria é resistente a maior parte dos antibióticos usados no Brasil, e contaminou 246 pacientes em nosso país desde 2009. O maior número de casos está concentrado em Brasília, onde 154 pacientes foram infectados pela superbactéria KPC.

15 Comentários

  1. Meu pai faleceu na uti do hospital HGO de Brasilia hoje Hospital Brasilia os medico esconderam a situação ate apos o obito pela Kpc a UTI do Hospital Brasilia e foco da super bacteria

  2. para Ricardo;EU FIZ QUESTÃO DE TIRAR XEROX DOS EXAMES DE MINHA MÃE PEÇO A DEUS QUE TERMINE TUDO BEM MAIS CASO MINHA MÃE VENHA A FALECER TENHO COMO PROVAR QUE FOI VITIMA DE KPC

  3. Ao forasteiro; como tratar pacientes vitimas do mal funcionamento dos hospitais como delinquentes? isolar para tratar sim, mais da forma que vc falou ate parece que vc quer exterminar os doente,eles precisam de tratamento e não devem ser de forma alguma comparados com bandidos.Si fosse vc?como gostaria de ser tratado?

  4. Minha mãe esta com essa bactéria, e todos os hospitais que a levamos dizem os médicos que não ha necessidade de internação,estou desesperada sem saber o que fazer

  5. Vera Lucia Bahl Oliveira

    Meu marido veio a óbito no dia 11 de novembro, vitimado pela KPC. Ele foi vitimado duas vezes; desde o inicio visto que o médico dito amigo, sabia que o hopital evangélico de Londrina estava com as salas cirurgicas e UTIs infectada pela KPC. Os exames realmente apontavam a necesidade da cirurgia mas o médico também sabia que o Paulo era uma pessoa com fragilidade pois, tinha diabetes e era renal cronico. A cirurgia foi um sucesso, mais de cinco horas de procedimentos. Tres paradas cardíacas na UTI mesmo assim ele resistiu. Saiu da UTI foi para o quarto. Começou a andar sozinho, estava feliz pois tinha vencido vários obstáculos. Mas, não demorou muito para que o mesmo começasse a sentir falta de ar e tivesse que voltar para a UTI e usar máscara de oxigenio.Diante da evolução da KPC os médicos fizeram a cedação do Paulo para que nem ele e nem nós vissemos piores momentos do meu marido pedindo ajuda para sair deste quadro…..Antes da cedação conversamos e o pedido era o mesmo me tire daqui eles estão perdidos no meu quadro….me tire daqui eles estão perdidos no meu quadro.
    POR QUE PROFISSIONAIS TÃO COMPETENTES SE SUBMETEM A TRABALHAR NUM HOSPITAL CONTAMINADO , VITIMANDO OUTRAS PESSOAS?
    POR QUE HOSPITAIS CONTAMINADOS CONTINUAM A ATENDER SEUS PACIENTES POR PLANOS DE SAÚDE QUE OS REMUNERA TÃO BEM?

  6. minha tia está coma kpc ela pegou na uti do hospital angelina caron em quatro barras ctba ela teve avc e foi p/ uti ela numa cama vegetando o medico disse que a bacteria não tem cura e ela vai morrer motivo a kpc
    isso é verdade ?????

  7. como tratar ? todos que adquirirão essa bactéria vão a óbito?

    • Olá Angela, nem todas as pessoas vão a óbito. A questão é que esta bactéria tem maior resistência a tratamentos e portanto mais dificil de tratar.
      No entanto, a KPC é uma variação de uma bactéria comum e pode ser facilmente confundida. Procure ajuda médica caso tenha qualquer sintoma.
      Att

  8. meu pai não foi isolado foi para uma enfermaria junto a mais cinco pacientes.e usavam o mesmo banheiro uns doze que estavam nos quartos conjugados ao dele.na santa casa de misericordia de bh.

  9. deveria por em quarentena todas pessoas que tivesse doenças trasmissiveis em poucos anos elas desapareceria do mundo, principalmente as de virus e essas super bacterias que não tem cura. só isolam um deliquente porque ele apresenta uma ameaça a sociedade e a pesoa que esta contaminada com um virus ou uma super bacteria tambem não é ameaça a sociedade..??

  10. O paciente com a bactéria kpc que esta na uti,não tem que ficar separado de outros paciente. o que não acontece no hospital em são caetano do sul.

  11. em joão pessoa a um hospital particular cujos casos de kpc se multiplicão. os pacientes vão a óbito por causa da kpc, a coisa esta fora do controle por lá, e nada acontese. emclusive ate nos laudos medicos destes pacientes que vem a falecer por contaminação da kpc, não constão que falecerão por enfecçao hospitalar, e eles continuão ceifando vidas lá. é uma vergonha para o estado, que ate então só tem comfirmado 7 casos de kcp, e este numero não chega nen perto do numero de pessoas que morrerão enfectadas nele. por não ter prevas concretas não posso enforma o nome do hospital, que é conciderado um hospital modelo para o estado.

  12. Pode colocar pacientes com a mesma bacteria KPC em um mesmo isolamento?

  13. Como se trata o paciente contaminado com KPC?

Comente