Prevenção

Lavar bem as mãos, segundo a secretaria de saúde do DF, deve ser a principal forma de prevenção. Uma higienização completa das mãos, inclusive entre os dedos, e também o uso do álcool para desinfecção, também é altamente recomendado. A Secretaria de Saúde ainda alerta para o uso indiscriminado de antibióticos, que pode fazer efeito contrário e desenvolver resistência orgânica aos medicamentos.

Outras formas de prevenção contra a propagação das bactérias incluem o uso sistemático de aventais de mangas compridas, luvas e máscaras descartáveis, sempre que houver contato direto com os pacientes, a desinfecção rotineira dos equipamentos hospitalares e a esterilização dos instrumentos médico-cirúrgicos.

21 comentários sobre “Prevenção

  1. Depois de tomar ciproflaxina e bactrim F sem resultado , e depois de passar um Infectologista este me passou um tratamento com AMICACINA Intra muscular de 1g. Este antibiótico é encontrado somente em hospitais.
    Vou tomar por 10 dias e repetir a cultura de urina. Eu recomendo procurarem um Infectologista. Espero ter ajudado.

  2. boa noite!meu pai esta internado desde dia 16/11/13 no hospital municipal aqui em foz do iguaçu ele ficou internado na upc uma semana e depois foi pra uti mais ou menos uma semana tbem saiu e colocaram ele no isolamento por ele ter pego uma bacteria não falaram o nome para mim sabado 07/12 ele voltou pra uti e colocaram uma placa que ele ta com a bcteria k e A pedi para as enfermeiras me dizer qual era essa materia ela me disse que era a kpc e o acineto ele esta com infeçao nos pulmões e problema a pressão tbem esta bem inchado essas bacterias se contrai so na uti ou nos qtos meu pai corre risco de vida? obrigado

  3. Boa tarde, estou gravida de 27 semanas e no exame de cultura de urina foi constatado a bacteria kpc ja fiz um longo tratamento mas não tive resultado positivo, gostaria de saber no que pode prejudicar o meu bebe. Qual a preocupação que devo ter ou cuidados.

  4. Estou com um Paciente que está com essa bactéria, gostaria de saber quais cuidado devo tomar? e qual o risco que tenho de pegar essa bactéria?

    Agradeço, aguardando resposta.

    1. Olá Adriana,
      A Klebsiella Pneumoniae é uma bactéria comum, que normalmente não causa danos a pessoas saudáveis. Geralmente estão associadas à infecções urinárias.
      A KPC significa: Klebsiella Pneumoniae produtora de Carbapenemase. É um tipo de Klebsiella que foi modificada geneticamente, capaz de produzir a enzima carbapenemase contra diversos antibióticos. Ou seja, voce precisa identificar de qual bactéria se trata, se é da comum ou desta variação mais resistente. Procure ajuda médica profissional ou hospital.
      Obrigado por compartilhar
      Att

  5. tive septicemia em janeiro de 2013 tive ás portas da morte mas consegui sobreviver com tanta ajuda médica mas fiquei com sequelas hipertensa insuficiencia renal tenho muito frio e a minha cabeça ficou um
    pocado parada.

  6. TRABALHO EM HOSPITAL,SOU TÉCNICO EM RADIOLOGIA,NA UTI TEM UMA PACIENTE COM KPC,QUERO SABER SE A BACTÉRIA É IMUNE AOS ANTIBIÓTICOS,COMO COMBATER ESTA BACTÉRIA ???

  7. prezados senhores, quero parabenizá-los pela brilhante iniciativa deste site tão informativo.
    Minha dúvida é: quanto tempo a bacteria KPC fica no cadaver.
    É que vou participar da exumação de um parente que morreu de KPC há um ano e quero saber dos riscos.
    obrigado.

  8. trabalho em hospital na parte de higiene com ((precaução de contato)e minha filha e tcnica de radiologia,sendo que a um mes atrais minha filha começou a SE SENTIR ENFRAQUESIDA E SEM APETITE E COM MUITO SONO .A UMAS DUAS SEMANAS ATRAIS APARESEU NELA UN CORRIMENTO QUE A GINECOLOGISTA DISSE SE TRATAR DE (CANDIDIASE)E FOI COMESADO O USO DOS MEDICAMENTOS RECEITADOS,SÓ QUE O PROBLEMA PIOROU MINHA FILHA FICOU SENTINDO MUITAS DORES E FICOU COM BOLINHAS VERMELHAS E O CORRIMENTO QUE ERA POUCO SE TORNOU AMARELO E EM GRANDE CONTID ADE . ELA VOULTOU NA DOUTOURA E ELAQ DISSE QUE ERA ENFEQUIÇÃO MINHA FILHA VEIS EXAMES DE SANGUE E URINA E FOI CONSTATADO NA URINA (KPC) GOSTARIA MUITO DE UMA PALAVRA DE UM MEDICO DE COMO DEVEMOS PROSEDER JA QUE ELA SO PODE TER PEGO NO AMBIENTE HOSPITALAR EM QUE TRABALHAMOS. GOSTARIA DE RECEBER RESPOSTA POR EMAIL DEIS DE JÁ AGRADEÇO POIS ESTOU AFLITA COM A SAUDE DA MINHA UNICA FILHA QUE TANTO AMO . ME RESPONDAM PELO AMOR DE DEUS.

    1. Prezada Sra. Fatiama,
      obrigado por compartilhar informações conosco a respeito da bactéria KPC. No entanto, não somos médicos. Este site foi criado para reunir informações sobre a bactéria, mas não somos especialistas no assunto. Sugerimos que a Sra. e sua filha procurem ajuda médica, que poderão lhe dar informações mais precisas e indicar o melhor tratamento para sua filha.
      De nossa parte, fica a torcida para que sua amada filha se recupere logo! Deus a abençoe!
      Att,

  9. concordo, os hospitais não tem recursos suficientes para manter esses tipos de pacientes. deveria ser pacientes com cuidadios especiais e ate em quartos separados para identifica-los melhor.

  10. nos hospitais os medicos escodem da familia a situaçao do paciente,ja vi varios pacientes com a bacteria kpc pulmonar e os medicos falando que a bacteria estava na urina,e esplicando a familia que a bacteria nao representava perigo,que em dez dias de tratamento opaciente ja se encontrava curado,ou entao que era uma bacteria da pele que todos nos temos isso,fico irritada quando vejo um medico passando esse tipo de enformaçao aos familiares,ou entao qd o paciente está em faze terminal que adiquire a bacteria kpc e os medicos precionados pelos hospitais e prano de saúde em menos de dus semanas de tratamento e levado para casa,o que falta nos hospitais,cuidado mais adequado com o paciente e familiares,fora a falta de enformaçao,com o todo,muitas vezes o paciente esta´em ensolamento eles nao avizam nem colocam o aviso na porta,o paciente so encontra se em ensolamento so na ficha do paciente,em quanto nao houver uma vigilancia adequada,os hospitais vao esta sempre ajindo de forma errada,e nos que pagamos caro por saúde pagamos pela falta de responsabilidade dos empresarios…

  11. oi meu nome é gleice ,tenho o pai que ficou durante 5 meses no hospital ,só na uti foi 3 meses,e ele adiquiriu a kpc ,hoje ele estar em casa e os medico disse que a bacteria foi controlada e diise que por um bom tempo ela vai ficar ono organismo dele em casa essa bacteria ,preoculpa nos familiare s estou preoculpada por que tenho 2 filhos um de 9 e uma de 3 anos ,e nao temos como nao ter contato com ele .isso é preocupante .

  12. SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM, TRABALHAMOS COM TODO OS TIPOS DE DIAGNÓSTICOS, INCLUSIVE O KPC. O Q ME DEIXA INDIGNADA, É A FALTA DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL,MEDICAÇÃO… ATÉ AGULHA. ENQUANTO ISSO OS PARLAMENTARES AUMENTA SEU SALÁRIOS E NÓS ARRISCAMOS A VIDA E SOMOS OBRIGADOS A CALAR, DEVIDO O CONSELHO DE ÉTICA. MAIS A CULPA É SEMPRE DA EQUIPE DA SAÚDE QUE NÃO FEZ NADA E SOMOS PROCESSADOS E CASADOS E VEMOS MORRER NOSSOS DOENTES PELA INCOMPETÊNCIA E DESVIO DE VERBA, PELOS MESMO QUE PROMETERAM MELHORIA NA SAÚDE!
    AINDA EM TEMPO, PARTE DE MINHA EQUIPE FOI EXONERADA. *_*

  13. OS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM PRINCIPALMENTE AUXILIARES E TÉCNICOS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS DO DF, ANDAM SOBRE CARREGADOS, COM ACUMULO DE SERVIÇO, FALTA DE CONDIÇÕES, LUGAR QUE E PARA TEREM QUINZE TÉCNICOS EM ENFERMAGEM,SÓ TRABALHAM CINCO E TEM QUE DA CONTA DE TODO O SERVIÇO. NA MINHA OPINIÃO NÃO TEM COMO PRESTAR UMA BOA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES. POR ISSO A SAÚDE ESTA ESTE PROBLEMA NÃO E CULPA DOS PROFISSIONAIS E SIM DOS GOVERNANTES.

  14. bom deveria tb ser revisto , a internaçao de pacientes traqueostomizado , ou aqueles , acamados que ficam junto com pacientes assintomaticos, em quartos comuns , muitas vezes cheios de secreçao, ulceras de decubito, com secreçao, a deficiencias de funcionarios, em andares, o acumulo de tarefas, a falta de alcool gel, ou mesmo pias para lavagens das maos proximo ao quarto do paciente, falta de funcionarios suficientes, tudo isso tende a piorar, os profissionais, da saude principalmente tecnicos e auxiliares de enfermagem, esta sobre carregados, com acumulo de serviço , e falta de condiçoes, para execurar um bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *